Nutrição


Características do Curso

O Curso de Nutrição da Faculdade Anísio Teixeira tem por finalidade precípua, promover formação profissional de excelência. Destina-se pois a fornecer instrumentos para a capacitação de acadêmicos com perfil generalista e com percepção crítica da realidade socioeconômica, cultural e política do país e da região em que vivem. Tem por objeto de estudo as complexas relações entre o homem, o alimento e o meio ambiente, cenário das interações entre os diferentes componentes da cadeia alimentar, e como instrumento de modificação do status quo, a alimentação e nutrição de indivíduos e de diferentes grupos populacionais e etários, sob a ótica da promoção, preservação e recuperação da saúde.

Neste sentido, o Curso de Nutrição da FAT direcionará a formação de seus acadêmicos, de maneira a capacitá-los a compreender e equacionar as múltiplas variáveis associadas à alimentação e nutrição, por meio de uma visão multissetorial e comunitárias abrangendo grandes áreas do conhecimento humano como as ciências biológicas e da saúde, a tecnologia de alimentos, as ciências sociais e agrárias. Em conjunto, este corpo de conhecimentos adquiridos propiciará ao aluno construir uma base sólida para a aquisição contínua e eficaz de conhecimentos específicos da área de nutrição, contribuindo para a construção e produção de um saber investigativo, crítico e interdisciplinar.

Missão

Contribuir com a sociedade por meio da formação de nutricionistas cidadãos, éticos e socialmente responsáveis. Produzir e socializar o conhecimento da Nutrição, a partir do ensino, pesquisa e extensão. Estabelecer parcerias com a comunidade em busca de soluções para problemas locais, regionais e globais. Formar profissionais aptos a desenvolver atividades técnicas e científicas no campo da nutrição e alimentação humana, de modo a promoverem, preservarem e recuperarem a saúde da comunidade, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos e de coletividades. 

 

Objetivos do Curso

O curso de graduação em Nutrição da FAT busca promover formação profissional de excelência estruturado nas relações entre o homem, o alimento e o meio ambiente. Nesta tríade busca-se um cenário de interação entre os diferentes componentes da cadeia alimentar, como instrumento de modificação na alimentação e nutrição de indivíduos e de diferentes grupos populacionais e etários. Para tanto, o curso busca formar profissionais nutricionistas, generalistas, humanistas e críticos, capacitados a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

 

Competências e Habilidades desejadas

 

O Curso busca formar profissionais que possuam as seguintes competências e habilidades, conforme diretrizes curriculares vigentes: 

a)   Ser capaz de administrar e coordenar programas de alimentação em hospitais, escolas, restaurantes comerciais, empresas, instituições de longa permanência, creches, entre outros.

b)  Ser capaz de atender o paciente hospitalizado, atuar no banco de leite humano, lactário, Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional.

c)   Ser capaz de prestar atendimento nutricional a pacientes em consultórios, spas, asilos, clínicas, personal diet, academias, clínicas de estética.

d)  Ser capaz de prestar assistência e transmitir a educação nutricional a indivíduos sadios e enfermos, e a coletividades, por meio de campanhas, programas, pesquisas e atendimento em Nutrição ou em conjunto com profissionais de outras áreas.

e)  Atuar como Conselheiros de saúde, Fiscais sanitários e Gestores de programas governamentais na atenção básica em saúde, instituições privadas e públicas, ambulatórios de Nutrição, vigilância sanitária.

f)   Ser capaz de planejar e controlar a qualidade das refeições, no treinamento de funcionários, na administração de custos e no desenvolvimento de documentos (manual de boas práticas, POPs, APPPCC).

g)  Ser capaz de assumir a responsabilidade técnica, supervisionar e avaliar os serviços prestados por unidade de alimentação e nutrição, restaurantes comerciais, merenda escolar, refeições congeladas, indústrias, refeições em navios e aviões, cozinhas hospitalares e de instituições de longa permanência.

h)  Ser capaz de planejar cardápios, com o objetivo de gerar um melhor rendimento esportivo, devidamente adequado às necessidades individuais.

i)    Ser capaz de atuar na área de desenvolvimento de produtos, além de testes de degustação de pratos e novos itens, controle de produção e qualidade, treinamento de funcionários, desenvolvimento de material científico e prestação de consultoria às empresas do ramo.

j)    Ser capaz de articular, motivar e liderar equipes multidisciplinares;

k)   Ter o compromisso de conhecer e pautar a sua atuação nos  princípios da bioética, nos princípios universais dos direitos humanos, na Constituição do Brasil e nos preceitos éticos da profissão;

l)    Compreender a necessidade da produção do conhecimento sobre a Alimentação e a Nutrição nas diversas áreas de atuação profissional, buscando continuamente o aperfeiçoamento técnico-científico, pautando-se nos princípios éticos que regem a prática científica e a profissão.

 m)  Atuar com a consciência de sua responsabilidade para com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, justa e solidária, especialmente no que se refere aos interesses dos que habitam a microrregião de Feira de Santana. 

 

Perfil do Egresso

 O nutricionista a ser habilitado pela Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana (FAT) terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com formação técnico-científica no que se refere ao conhecimento dos alimentos e da Nutrição, de forma a ser qualificado para o exercício de planejar, executar e avaliar nutricionalmente o indivíduo trabalhando junto à equipe na prevenção e/ou tratamento de indivíduos através da alimentação. Entendendo a evolução da sociedade e do padrão alimentar, na transformação do perfil nutricional.

Mercado de Trabalho

Para a formação do Nutricionista, há necessidade da contribuição de diferentes áreas de conhecimento, que desenvolvam o saber sobre: o alimento, o homem e a relação entre estes e o meio ambiente. 

Em consonância com a missão da Instituição, o curso de Nutrição, pretende oferecer uma formação humanística de visão abrangente, que habilite o profissional a compreender o meio social, político e cultural no qual estará apto a agregar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional. Baseando-se nessas prerrogativas, os acadêmicos do curso de Nutrição da Faculdade Anísio Teixeira - FAT, terão a sua formação direcionada para o competente exercício técnico da profissão de nutricionista em todas as suas atribuições práticas e legais.


A atual consolidação do pólo de desenvolvimento e de assistência à saúde e bem-estar social do município de Feira de Santana e região possibilitará que além de receber uma sólida formação em Nutrição Básica, o acadêmico de Nutrição da FAT possa estabelecer um importante diferencial em seu currículo em áreas de excelência pretendidas pelo curso, nas quais poder-se-á oferecer maior número de oportunidades sendo estas a área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos e de Nutrição e Saúde Coletiva.

 No que diz respeito às áreas de atuação do nutricionista, o curso de Nutrição da Faculdade Anísio Teixeira - FAT, estará consonante com o disposto na Resolução n.º 200/98 do Conselho Federal de Nutricionistas, enfatizando aos acadêmicos, sobretudo durante o ciclo de disciplinas profissionalizantes e de estágios obrigatórios e sempre que for conveniente, o conteúdo e os desdobramentos desta resolução e a sua importância para a escolha da área em que cada um dos futuros profissionais almeja atuar.

Atividades Complementares

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394), enfatiza a flexibilidade curricular como elemento articulador da formação dos profissionais e neste sentido, as diretrizes curriculares do Curso de Nutrição recomendam que sejam criados mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante. Para tanto, o curso de Nutrição da FAT tem estruturado o campo das atividades acadêmicas complementares com carga horária de 200 horas.

As atividades acadêmicas complementares direcionam-se às necessidades profissionais no âmbito da manipulação de tecnologias, acesso a novas informações e políticas sociais de saúde, integrando conhecimentos dos campos de estudo da ciência da nutrição.

A validade das atividades acadêmicas complementares e o respectivo registro para integrar o histórico escolar do aluno deverá ser regulamentada pelo colegiado do curso de Nutrição e os acadêmicos terão um prazo mínimo de cinco e um máximo de sete anos para realizar suas atividades complementares.
As atividades complementares deverão ser incrementadas durante todo o Curso de Graduação em Nutrição e a FAT proporcionará a seus acadêmicos, mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou à distância.

Desses fazem parte:

 

·       Monitorias e Estágios,

·       Programas de Iniciação Científica;

·       Programas de Extensão;

·       Estudos Complementares;

·       Participação em conferências, palestras, seminários, congressos e cursos realizados em outras áreas afins.

 

A IES irá possibilitar ao aluno, como atividade complementar dos seus estudos, programas específicos de Monitoria, conforme objetivos e regulamentação próprios. Para o curso de Nutrição pretende-se instituir o programa de monitoria até o sexto semestre. Inicialmente as disciplinas contempladas por monitores seriam: Biologia Celular e Molecular, Anatomia Humana, Bioquímica I e II, Histologia e Embriologia, Técnica Dietética I e II, Avaliação Nutricional I e II. No decorrer das atividades, o colegiado do curso deverá avaliar o desempenho dessas disciplinas assistidas por monitores e propor os reajustes necessários à boa consecução do programa.

Estágio Curricular Supervisionado

 No que diz respeito às áreas de atuação do nutricionista, o curso de Nutrição da Faculdade Anísio Teixeira - FAT, está consonante com o disposto na Resolução n.º 200/98 do Conselho Federal de Nutricionistas, enfatizando aos acadêmicos, sobretudo durante o ciclo de disciplinas profissionalizantes e de estágios obrigatórios e sempre que for conveniente, o conteúdo e os desdobramentos desta resolução e a sua importância para a escolha da área em que cada um dos futuros profissionais almeja atuar.

 

Duração Mínima: 8 semestres
Vagas: 100 por semestre (50 matutino / 50 noturno) 
Formação: Bacharelado 
Horário: Matutino e Noturno
Carga Horária de Disciplinas obrigatórias: 3330 h/a 
Carga Horária de Disciplinas Optativas: 90 h/a 
Carga Horária Total do Curso: 3420 h/a
Atividades Acadêmicas Complementares (05% da carga horária total): 340 h/a

 

 



 Princípios Norteadores da Grade Curricular

1. Evitar o prolongamento desnecessário do curso de graduação, tendo em vista o atual paradigma da educação continuada;
Incentivar uma sólida formação geral, para que o futuro contador possa superar os desafios das renovadas condições do exercício profissional;
2. Estimular práticas de estudos independentes, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
3. Valorizar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, especialmente as que se refiram à experiência profissional;
4. Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, bem como os estágios e a participação em atividades de extensão;
5. Contemplar conhecimentos que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, especialmente as que se relacionem com o semi-árido baiano. 

Configuração da Grade Curricular

A grade curricular do Curso de Nutrição da FAT assume a seguinte configuração:

1º SEMESTRE
Disciplina C/H
Biologia Celular e Molecular 54
Anatomia Humana 72
Introdução aos Estudos da Nutrição 36
Histologia e Embriologia 72
Bioquímica Básica 54
Metodologia de Pesquisa 54
Economia 36
Total 378
2º SEMESTRE
Disciplina C/H
Sociologia e Antropologia 72
Fisiologia Humana 54
Microbiologia geral 54
Doenças Infecciosas e parasitárias de interesse em Nutrição 36
Bioquímica Metabólica 54
Composição de Alimentos 54
Psicologia 36
Imunologia 36
 Total 396
3º SEMESTRE
Disciplina C/H
Patologia Geral 54
Nutrição Humana Aplicada à Dietética I 54
Higiene e Vigilância Sanitária dos Alimentos 36
Microbiologia de Alimentos 54

Bromatologia

54

Segurança Alimentar e Nutricional

36

Tecnologia de Alimentos

54

Epidemiologia e Bioestatística

72
Total 414
4º SEMESTRE
Disciplina C/H
Marketing em Alimentos e Nutrição 36
Avaliação Nutricional 90
Técnica Dietética I 72
Nutrição Humana Aplicada à Dietética II 36
Educação Nutricional e para a Saúde 54
Estudo Experimental dos alimentos 54
Disciplinas optativas 36
Total 378
5º SEMESTRE
Disciplina C/H
Patologia da Nutrição e Dietoterapia I 90
Nutrição Humana Aplicada à Dietética III 36
Nutrição e Saúde Coletiva 54
Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição 90

Técnica Dietética II

54
Total 324
6º SEMESTRE
Disciplina C/H
Farmacologia e Interação Droga e Nutriente 54
Fitoterapia aplicada a Nutrição 36
Administração e Planejamento Estratégico em  Saúde Coletiva 54
Patologias da Nutrição e Dietoterapia  II 72
Ética e Orientação Profissional 36
Disciplinas optativas 54
Trabalho de Conclusão de Curso I 54
Total 306
7º SEMESTRE
Disciplina C/H
Terapia Nutricional 36
Laboratório de Gastronomia e Nutrição 54
Planejamento 54
Administração de custos em Unidades de Alimentação e Nutrição 54
Ambulatório de Nutrição Clínica 72
Suplementação Alimentar na Prática Clínica 36
Solicitação e Interpretação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica Nutricional 36
Trabalho de Conclusão de Curso I 54
Total 342
8º SEMESTRE
Disciplina C/H
Estágio Supervisionado em Nutrição e Saúde Coletiva 216
Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica 216
Estágio Supervisionado em Alimentação Institucional 216
Trabalho de Conclusão de Curso II 54
  702

 

Disciplinas optativas

Do conjunto de disciplinas Optativas, o aluno deve escolher três para completar a carga horária que deve ser integralizada.

Grupo A Carga Horária
Softwares em Nutrição 54
Nutrição Esportiva 54
Nutrição Materno Infantil 54
Padrão de Identidade e Qualidade de Alimentos 36
Atualidades em Nutrição 36
Vigilância Epidemiológica 54
Merenda Escolar 54
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) 36
Nutrição e sua relação com a Saúde Ambiental e Ecologia 36
Nutrição e  as relações Étnico-Raciais e de Gênero 36
Total 450

 

 

 

 



Estamos atualizando essa seção.



O dimensionamento da carga horária foi estruturado, considerando o semestre composto de 18 semanas, sendo 04h./aulas por turno e disciplinas com 04 horas aulas/semana.


1 º Semestre

2 º Semestre

3 º Semestre

4 º Semestre

5 º Semestre

6 º Semestre

7 º Semestre

8 º Semestre

OPTATIVAS

Estamos atualizando essa seção.

 

 

 

Coordenação:
Morgana Evair Nunes Mendes Lopes

E-mail:
nutricao@fat.edu.br

Telefone:
(75) 3616-9451

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
Rua Juracy Magalhães, 222 - Ponto Central - CEP 44032-620 - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Telefax: (75) 3616-9451 / E-mail: fat@fat.edu.br
Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001, D.O.U. de 26 de março de 2001.
Webmail